fbpx
continua após anúncio

Entenda o que é root e sua função

entenda o que é root e sua função
continua após anúncio

Quem possui um dispositivo da plataforma Android com certeza já ouviu falar nada palavra root, mas muitos não faz nem ideia do que se trata, e nessa postagem irá explicar tudo do que se trata até as vantagens e desvantagens.

O que é root?

Para entender o que é root é bem fácil, o seu celular por padrão da para mexer nas configurações, instalar aplicativos, baixar arquivos e tantas outras funções básicas, mas existe uma parte dele que tem o acesso restrito ao usuário comum, que é a parte do sistema, e é ai que ta todo o segredo do root.
O root vai liberar essa parte do sistema para ser acessada pelo usuário, e com isso você poderá usar diversos aplicativos que utilizam do root e precisam do acesso ao sistema para funcionar corretamente um exemplo já mostrado aqui é NetCut que remove os usuários da sua rede WiFi
Resumindo o root vai te dar acesso total ao seu dispositivo possibilitando fazer inúmeras alterações e realizar funções novas.

O que significa root?

A palavra inglesa root significa raiz. O termo root é usado para caracterizar o processo que permite o uso de um sistema operacional baseado no Unix/Linux como superadministrador.
E como o sistema operacional Android é baseado no Linux, dá para fazer root e administrar todas as funções do smartphone, com acesso à sua “raiz”, o que pode trazer diversos benefícios.

Vantagens e Desvantagens?

Agora que você já entendeu o que é root vamos as vantagens, são muitas, você terá total liberdade para modificar seu celular como quiser, poderá deixar com a aparência totalmente ao seu gosto, e ainda desfrutar de aplicativos que realizam funções fantásticas, como aplicativos que removem pessoas do wifi, aplicativos que modificam jogos e tantos outros que você pode encontrar.

Desvantagens no root são poucas, uma principal é a perca de garantia que ocorre em alguns aparelhos, muitos deixam de fazer por esse motivo. Outro fator é o celular ser mais aberto e correr mais riscos, se você não tiver noção do que está fazendo pode até danificar o celular e torna-lo inutilizável.

continua após anúncio

Existe riscos? 

Entenda o que é root e sua função

Ter root e ser usado da forma corretamente não traz riscos, mas ao realizar o processo de fazer root, tem que ser feito com muita cautela pois qualquer passo errado pode estragar o celular, mas fique tranquilo que sempre tem uma solução para isso.

Para tudo se existe um risco, mas se for usado e feito da forma corretamente você pode ficar tranquilo que nada vai acontecer.

Existe também o risco a segurança do celular, pois ele ficará totalmente aberto e suscetível a funcionar com qualquer aplicativo, então é necessário que o usuário tenha cautela e use com cuidado o root associado com os aplicativos.

Ficou com dúvidas? Você pode assistir ao vídeo abaixo:

Como fazer root?

Todos nós sabemos que o Android é bem diversificado e o processo de como fazer root é diferente em cada dispositivo infelizmente, o que recomendamos é que vá ao Google e pesquise como fazer root seguido do modelo do seu celular, aqui no site você vai encontrar o procedimento para o Zenfone 3 e Moto G 1ª a 3ª Geração

Abaixo temos o passo a passo que você deve seguir para fazer o root, lembrando que você deve pesquisar para o modelo específico do seu celular, pois cada um costuma ser diferente do outro.

1- Faça backup dos seus dados

É muito importante fazer o backup dos seus dados pois na grande maioria dos casos o root apaga tudo do seu smartphone, então não se esqueça de salvar ou fazer um backup dos seus dados importantes.

2- Desbloqueie o bootloader do seu celular

Esse passo é fundamental, você tem que desbloquear o bootloader do seu celular para liberar os acessos necessários, cada celular tem uma maneira diferente, algumas empresas até facilitam a forma com que você desbloqueie o bootloader sem muito trabalho.

3- Instale o root

Essa parte é complicada pois cada celular também vai ter seu método específico, alguns programas prometem fazer o processo pra você como o oneclickroot ou o kingroot mas nada é garantindo, então é fundamental que pesquise o método correto para seu Smartphone.

continua após anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *